terça-feira, 9 de março de 2010

Exercício + Dieta = Equilíbrio com a balança e Lupus controlado

Para quem não sabe, um pouquinho sobre o Lupus:

O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença crônica de causa desconhecida, onde acontecem alterações fundamentais no sistema imunológico da pessoa, atingindo predominantemente mulheres.

Uma pessoa que tem LES, desenvolve anticorpos que reagem contra as suas células normais, podendo consequentemente afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. Ou seja, a pessoa se torna "alérgica" a ela mesma, o que caracteriza o LES como uma doença auto-imune.



Em 1851, o médico francês Pierre Lazenave observou pessoas que apresentavam "feridinhas" na pele, como pequenas mordidas de lobo. E em 1895, o médico canadense Sir William Osler caracterizou melhor o envolvimento das várias partes do corpo e adicionou a palavra "sistêmico" à descrição da doença.


Lupus=lobo eritematoso=vermelhidão sistêmico=todo

No meu caso o diagnóstico foi um pouco complicado, passei cerca de 6 meses para ser diagnosticada corretamente. Perdi muito peso, já possuia a mancha vermelha no rosto, o chamado Butterfly Rash, muito fraca, e com muitas, muitas dores nas articulações. Depois foi dado o início do tratamento, a base de corticóides e plaquinol. Já são mais de 15 anos a base de corticóides. Melhora de um lado e piora de outro! Engordei bastante desde este diagnóstico e agora estou fazendo a coisa certa! Antes tarde do que nunca não é verdade?
 
 
E o exercício é um grande aliado para um Lupus controlado. Entrei na natação em dezembro, e vira e mexe dou uma fugida, mas esta semana vou colocar em prática, prometo a mim mesma rs.. Amanhã é dia de natação!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário